quarta-feira, 20 de abril de 2016

Matriz de Habilidade, um desafio e tanto!



Em nosso dia a dia um dos maiores desafios é organizarmos como nossas rotinas, projetos e melhorias implantadas irão ser mantidas e como os profissionais envolvidos nas atividades podem manter o resultado alcançado.
Por mais que você automatize seu processo produtivo em algum momento teremos a ação humana e nós seres humanos precisamos de acompanhamento, de instruções e de capacitação.
Como controlar a capacitação de um profissional?  
Fácil! Quer dizer, não é fácil. Primeiro temos que definir quais as habilidades que precisamos desenvolver neles, no gráfico que divido aqui com vocês é justamente uma forma de informar e organizar quais as habilidades que devemos desenvolver. Além de deixar fácil e gerencial a apresentação deste conteúdo.
Com o foco no TPM/Kaizen elaborei o radarchart muito conhecido, deixei ele pronto na apresentação até com espaço para foto, avaliação de antes e depois. O RadarChart é focado em condições de base para qualquer ramo de negoçios.
  1. Padrões de limpeza, Inspeção e Lubrificação;
  2. Etiquetas;
  3. 5 Porquês;
  4. Ishikawa;
  5. 5W2H;
  6. LUP;
“Precisamos trabalhar em conjunto com os setores de DHO de nossas fábricas para conseguir nivelar o conhecimento de qualquer profissional e sendo pragmático:
- Eles precisam conhecer estes 6 pontos.
Sem um trabalho forte e um sistema robusto de controle, na primeira mudança de área ou promoção de algum profissional perdemos a condição de base do setor e voltamos a contar com a sorte.
Apresente diferente na próxima reunião! DHO’s Nos ajudem!
Sou Rafael Borges, Químico Industrial apaixonado por apresentações.
E você? Topa fazer uma reunião diferente?
clica aqui e veja o blog >>> Olha o link!

domingo, 10 de abril de 2016

Hum! Pareto! Sei sim oque é!

Cheguei no trabalho logo cedo (cravado 8h) e meu Gerente solicitou um estudo onde precisávamos descobrir oque fazer para reduzir as perdas da empresa. Resumindo a história ele me larga à seguinte frase: 
-Preciso de um gráfico de Pareto urgente sobre a linha de produção xyz e até as 10:00 você precisa me apresentar!
Que legal, um desafio e tanto eu tenho agora. PARE E PENSE: Oque é esse negocio de Pareto, mesmo? Desespero, angustia, aflição, eu não vou conseguir.
Imagine a aflição que seria se nós não soubéssemos oque é esta ferramenta fantástica. A história acima é apenas para nos introduzir neste assunto tão utilizado na industrial. Pareto é nada menos que um diagrama em formato de gráfico de barras e linhas, ordenado do maior para o menor que nos mostra nossos principais problemas e retirando de nossa frente toda a neblina para dedicarmos o nosso precioso tempo nos problemas mais importantes. PRIORIZAÇÃO!
Resumindo: 80% de nossos problemas advêm de 20% das causas 
Ferramenta que considero uma das mais fantásticas e que irá conosco para o resto de nossos dias de fantásticos profissionais resolvedores de problemas!
Agradeço a atenção, relevem minha licença poética ao falar do assunto e quem gostou e quer a apresentação como na imagem basta curtir e comentar aqui em baixo deixando o e-mail que envio para vocês.
Vamos surpreender na reunião de melhoria contínua e nos projetos de TPM/Kaizen.